
Quando você respira de forma adequada, lenta e profundamente, não é só o gás carbonico que esta mandando embora, não. A ansiedade e o estresse, que funcionam como um gatilho para a obesidade, também acabam indo para os ares.
Observe sua respiração. Quando inspira, movimenta o peito e o abdome? Como solta o ar? Numa baforada só ou devagarinho? Não é comum darmos muita atenção à maneira como inspiramos ou expiramos, não é mesmo? Afinal, trata-se de um ato involuntario que realizamos mais de 20 mil vezes ao dia. " Mas esse mecanismo, quando realizado de forma lenta e profunda, avisa para o cerebro que não há perigo à vista, favorecendo o relaxamento." explica o pneumologista Jose Nader. E a tranquilidade gerada pode fazer uma baita diferença na saude e tambem na balança. É isso mesmo: se seu desejo é emagrecer, respire fundo! Você ja deve ter ouvido varias vezes que a ansiedade é um dos principais inimigos de um corpo enxuto. Basta lembrar aqueles momentos em que estamos os nervos à flor da pele. O que acontece? Normalmente, atacamos a geladeira na tentativa de relaxar.
Por outro lado, iniciar uma dieta tambem dispara os batimentos cardiacos, ja que a restrição alimentar gera uma certa angustia. Resultado: a respiracao fica curta e se concentra na altura do peito, com movimentos rapidos. Essa é a chamada respiracao toracica. " Para piorar o tamanho do estresse alimentado pelo estado ofegante, o organismo passa a produzir niveis mais altos de cortisol, hormonio que aumenta o apetite, estimula a producao de celulas de gordura e as torna infladas, alem de inibir a queima das que estavam estocadas. Por tudo isso, a respiração correta já é considerada um dos pilares para o tratamento de casos de ansiedade e obesidade", completa o endocrinologista Jairo Prates.
Materia retirada da Revista DietaJá! Por Françoise Gregorio
Nenhum comentário:
Postar um comentário